Hematologia
A hematologia veterinária estuda elementos encontrados no sangue do animal, entre eles: plaquetas, células brancas e vermelhas , além do plasmas.
É a área em que através de exames hematológicos específicos, bem como citologias de medulas (Mielograma), analisam como estão as células, as plaquetas e o nível de proteínas além de verificar quando há distúrbios como anemias, leucocitoses e plaquetopenias.
Através de exames hematológicos detalhados é que o médico veterinário hematologista consegue avaliar alterações do mau funcionamento de outros órgãos que se refletem no sangue dos animais, visto a relação direta entre doenças do sangue afetando os sistemas e doenças dos sistemas se refletindo no sangue, essas doenças afetam a produção, função ou qualidade das células sanguíneas e/ou do sistema de coagulação sanguínea.
Segue abaixo algumas doenças hematológicas que os animais domésticos podem manifestar:
- Anemia: quando há baixa concentração de hemácia ou hemoglobina (ou ambas) no sangue, a anemia ou anemia hemolítica imunomediada pode interferir diretamente no sistema imunológico de cães e gatos. Tal distúrbio provoca a destruição das hemácias, que pode ter como causa a produção de anticorpos que atacam as hemácias. O pet com essa doença pode apresentar alguns desmaios, falta de oxigenação no cérebro, respiração ofegante e gengivas esbranquiçadas.
- FIV: Vírus da imunodeficiência felina, conhecida como o HIV felina, esta doença ataca o sistema imunológico dos gatos, são bem comum em animais que tem acesso à rua ou se envolvem em brigas com gatos que tem acesso á rua. Também pode ser transmitida durante a reprodução do animal, o que faz com o que vírus também afete o filhote. Os sintomas mais constantes são: febre, perda de peso, perda de apetite e anemia.
- FELV: Leucemia Felina trata-se de uma doença grave que ataca o sistema imunológico dos gatos, cujos a contraem através do contato com outros animais infectados, por meio de brigas ou troca de fluidos. Os sintomas mais comuns são: febre, anemia, perda de peso e também o câncer do sistema linfático.
Existe vacina para a prevenção da FELV (Leucemia Felina), todavia o melhor mesmo é não permitir que os gatos tenham acesso à ou se envolvam em brigas, assim poderão ter uma vida muito mais saudável.
*Consulte um Médico Hematologista.
Formulário de Contato