Gastroenterologia

A Gastroenterologia Veterinária é a especialidade que diagnostica e trata as doenças do sistema digestivo composto pelo esôfago, estômago, intestino e órgãos anexos como fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Quando notamos que o animal está com apetite seletivo, diminuição de apetite (hiporexia),  falta completa de apetite (anorexia), intolerância alimentar, perda de peso, vomitando, regurgitando, com diarreia ou constipação, borborigmos (barulho estomacal), gases, dor abdominal, sangramento perianal entre outros sintomas, devemos nos preocupar, pois podem sinais de doenças gastrointestinais. Isto significa que o mesmo pode estar com alterações no pâncreas ou no fígado.

AS PRINCIPAIS DOENÇAS GASTROINTESTINAIS

Na maioria das vezes as doenças gastrointestinais são tratadas por tutores com pouca efetividade, no entanto é necessário que se descubra a causa e não só tratar os sintomas, evitando assim que o quadro se torne crônico, e para isso o médico veterinário gastroenterologista está pronto para avaliar, diagnosticar e tratar o problema. 

Algumas doenças gastrointestinais são:  

Gastrite

Doença inflamatória intestinal

Linfangiectasia

Hipersensibilidade alimentar

Megaesôfago

Colites

Hepatopatias crônicas

Shunts

Colecistite

Colangiohepatites

Pancreatites

Insuficiência pancreática exócrina.

CAUSAS MAIS COMUNS DAS DOENÇAS GASTROINTESTINAIS:

Alimentação: relacionadas aos maus hábitos alimentares (como comida em excesso) ou sem a dosagem exata de nutrientes necessários, assim como a ingestão de substâncias nocivas, ou alimentos que provocam intolerância. É de suma importância que os tutores saibam que a anatomia dos cães são totalmente diferentes das dos gatos, portanto o cuidado com a alimentação de ambos não podem ser da mesma forma.

Vírus, fungos e bactérias: a presença de bactérias podem gerar complicações no organismo dos cães e gatos, pois agem como parasitas intestinais.

Estresse: o estresse também pode afetar a saúde gastrointestinal dos pets, ocasionados por mudança de ambientes ou hábitos, ou até mesmo devido a chegada de um novo membro na família (seja pet ou pessoa), bem como por afastamento do tutor.

Para se chegar a um diagnóstico preciso, o gastroenterologista pode solicitar alguns exames essenciais, tais como: exames de sangue, ultrassom, tomografia computadorizada, endoscopia alta e baixa, biópsia e coproparasitológico.

O tratamento pode ser realizado através de mudança na dieta (alergias alimentares, insuficiência pancreáticas), vermifugação, antiácidos, antibióticos e, até mesmo cirurgias como colecistectomia, dilatação vólvulo gástrica, hérnia gastroesofágica, retirada de tumores etc.

*Consulte um Médico Veterinário Gastroenterologista.

 

Formulário de Contato